domingo, 12 de janeiro de 2014

Chuva de Lágrimas

Hoje, 12 de janeiro de 2014, Belém completa 398 anos banhada pela chuva, facilmente associada a lágrimas, sem alguém poder precisar se são de tristeza ou de esperança.

Há três anos, no bairro da Cidade Velha, era lançada uma iniciativa cujo objetivo era o de “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável da cidade de Belém”. Um movimento de esperança.

De lá para cá, muitos desafios foram postos. Como toda “organização em rede” pulsou ora de forma mais comedida, ora com mais intensidade, apoiando em maior ou menor grau diversas ações de ONG´s, coletivos e pessoas nas áreas de Resíduos Sólidos; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Patrimônio Histórico e Cultural e Saúde Pública, bem como outras hoje contempladas em uma agenda pela sustentabilidade compreendida no Programa Cidades Sustentáveis, iniciativa nacional de destaque durante as eleições municipais, com a qual a atual gestão municipal de Belém se comprometeu, mas até o momento, ainda não conseguiu cumprir. 

Em que pese tais desafios, 2014 se apresenta sob uma nova perspectiva de reorganização dessa Rede. Mais madura e mais articulada, ela trabalhará, de forma mais eficiente e eficaz, as temáticas de Saúde, Resíduos Sólidos; Mobilidade Urbana; Patrimônio Histórico e Cultural e Segurança Pública, dentre outras contextualizadas no Programa Cidades Sustentáveis, levantando, sistematizando e divulgando os seus indicadores, por meio das mídias sociais e de reuniões públicas, encaminhando e executando ações de melhorias que visem à superação de problemas coletivos.

O dia 12 de janeiro de 2016 se aproxima e com ele os 400 anos de nossa linda cidade. Nossa expectativa é de que, nesse dia, a chuva ao cair, converta-se em lágrimas de agradecimento e esperança.

Feliz Aniversário, Nossa Belém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário