quinta-feira, 4 de junho de 2015

PESQUISAS EXPÕEM O CENÁRIO AMBIENTAL EM BELÉM

                             Hoje, véspera do dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, dia 05, a Rede Nossa Belém, divulga os resultados de pesquisas realizadas no município de Belém que apresentam a opinião da população, em relação a diversos temas de caráter ambiental, como Resíduos Sólidos, Mobilidade Urbana, Mudanças Climáticas e própria participação cidadã.

                               As pesquisas de opinião foram realizadas durante o mês maio e fazem parte do levantamento situacional realizado pela Rede Nossa Belém, dentro do Projeto de Incidência da Sociedade Civil na Sustentabilidade Urbana – PISCSU, financiado pela seguintes organizações internacionais: Fundación Avina, pela Latin America Regional Climate Initiative - LARCI e pela OAK FOUNDATION, a fim de estimular a participação da sociedade na elaboração, execução e monitoramento das políticas públicas no Município.

                               Resíduos Sólidos
                               Em relação a resíduos sólidos, a coleta seletiva demandará muita sensibilização dos belenenses, uma vez que 70,5% das pessoas entrevistadas não separam o lixo da sua residência em recicláveis e não recicláveis, mas 91% delas afirmam que doariam o lixo reciclável da sua casa para uma organização de catadores, a fim de gerar trabalho e renda.

                               Mobilidade Urbana
                               Em relação à mobilidade urbana, apesar da pesquisa demonstrar que 58 % da população utilizam ônibus e vans para o deslocamento, 85% dos entrevistados gostariam que houvesse transporte fluvial e 71,1% utilizariam bicicleta, como meio de transporte, se houvesse mais segurança no trânsito. Quanto ao BRT, 56,1% dos entrevistados não acreditam neste projeto como uma grande melhoria para Belém.

                               Mudanças climáticas
                               Para 87,8% dos entrevistados, o aquecimento global irá afetar muito suas vidas nos próximos dez anos.
                                Dentre os entrevistados, 71,3% afirma que houve mudanças significativas na quantidade de chuva que cai em Belém nos últimos anos, 76,8% afirma que houve aumento dos alagamentos e para 82,5%; houve aumento na temperatura na cidade de Belém;

                               Participação Social
                        Em relação a manter-se informado sobre política, 36,5% o fazem e 27,8% dos entrevistados acompanham o trabalho dos políticos em quem votou.
                                59,3% dos entrevistados são favoráveis à participação popular na melhoria da gestão pública municipal, sem nenhuma ligação política ou partidária, onde 34,3% desses, estariam dispostos a trabalhar voluntariamente com aquelas pessoas e 27,0% estariam dispostos a contribuir financeiramente para a execução deste trabalho.

                               A Rede Nossa Belém é uma articulação de pessoas físicas e jurídicas orientadas para contribuir, de forma apartidária e propositiva, com o desenvolvimento justo e sustentável da capital paraense, possuindo como sua Secretaria Executiva, o Observatório Social de Belém, entidade de referência no controle da gestão pública municipal.

                               Clique nos links abaixo para acessar os relatórios sintéticos das pesquisas:

                               - Mobilidade Urbana
                               - Mudanças Climáticas e Participação Social
                               - Resíduos Sólidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário